domingo, 12 de agosto de 2012

1ºColegial – Educação Física – Volume 3

15:43

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 1a série – Volume 3

TEMA:

ESPORTE – SISTEMA DE JOGO E TÁTICAS EM MODALIDADE
COLETIVA: O RÚGBI E O FUTEBOL AMERICANO

Para começo de conversa

Páginas 3 - 4

1.

(x) Futebol americano e rúgbi.

2. Futebol americano.

3.

(x) Inglaterra e Estados Unidos.

Página 4

Professor, a tabela completa está na página 12 do Caderno do Professor.

Rúgbi

Origem nas escolas públicas do sistema de

Educação Básica da Inglaterra.

Duas equipes com 15 ou 7 jogadores em

campo, os quais não podem fazer passes

com as mãos para a frente. Nesse caso os

passes podem ser feitos com os pés.

Geralmente cada equipe tem jogadores

polivalentes: os mesmos jogadores atacam e

defendem, podendo haver cinco substituições Obs.: quando uma equipe joga com os

no caso do jogo de 15 e três no jogo de 7.

Futebol americano

Origem nas faculdades do sistema privado de

Ensino Superior dos Estados Unidos.

Duas equipes com 11 jogadores em campo

, os quais só podem fazer passes com

as mãos para a frente antes de ultrapassar a

“linha” inicial de cada jogada. Geralmente

cada equipe tem dois times: os jogadores que

atacam não são os mesmos que defendem.

A equipe não é obrigada a avançar durante

mesmos jogadores no ataque e na defesa

diz-se que ela tem o estilo iron men

(“homens de ferro”).

Cada equipe tem quatro tentativas para

1

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 1a série – Volume 3

todo o tempo, mas cada tentativa de fazer

gol recebe uma pontuação diferenciada

(cada try vale cinco pontos), valendo mais

caso seja convertida (cada conversion vale

dois pontos).

Se o jogador conseguir invadir o espaço do

gol adversário portando a bola nas mãos e

tocá-lo no solo (touchdown) com a bola em

mãos, ganha uma “tentativa de gol” (try);

caso ocorra uma infração às regras, há o

chute de pênalti (vale três pontos).

O jogador pode chutar a bola para o gol

fazendo transpor o travessão entre as traves

durante as partidas (droap goal), marcando

três pontos, ou, ainda, optar pelo chute, no

caso de cobrança de penalidade (três pontos).

avançar determinada distância (10 jardas,

equivalente a 9,14 metros) e manter a posse

da bola; caso não avance, a bola passa à

equipe adversária.

Se o jogador conseguir invadir o espaço do

gol e tocar o solo (touchdown) com a bola

em mãos, marca gol (seis pontos), tendo

direito a um chute extra ao gol (um ponto).

O jogador pode chutar a bola para o gol

(field goal), fazendo-a transpor o travessão

entre as traves (vale três pontos).

Páginas 5 - 6

Os alunos deverão representar um esquema tático, conforme exemplificado no

Caderno. Provavelmente representarão uma situação vivida em aula.

Página 9

1.

(x) Realiza um touchdown.

2.

(x) Iron men.

3. Futebol americano.

4. Touchdown.

5. Rúgbi.

2

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 1a série – Volume 3

TEMA:

CORPO, SAÚDE E BELEZA – CONCEITOS: ATIVIDADE FÍSICA,
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE

Para começo de conversa

Páginas 12 - 13

1 e 2. Esta é uma sondagem inicial para identificar as condutas dos alunos em relação às

saúdes individual e coletiva, bem como a influência da mídia na escolha dessas

condutas.

Páginas 14 - 16

Professor, as respostas aqui são subjetivas; no entanto, a intenção é provocar uma

reflexão sobre os impedimentos para as práticas que eles gostariam de realizar. Em

geral, a dificuldade ocorre devido a fatores socioeconômicos, e a intenção deste tema é

que se discuta a necessidade de reivindicar espaços e condições para a prática dos

exercícios físicos.

Página 18

1.

(AF)

(EF)

(AF)

(EF)

Observação: As questões deste item, Você Aprendeu, retomam as questões da

atividade da Lição de Casa.

Varrer a casa diariamente.

Fazer alongamentos, sob orientação, três vezes por semana.

Jogar futebol com os amigos no domingo.

Treinar futebol no clube do bairro.

3

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 1a série – Volume 3

2, 3 e 4. Espera-se que ao final do tema os alunos já tenham identificado os

impedimentos para a prática de exercícios físicos na comunidade, bem como

alternativas para mudar essa situação.

4

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Respostas - Caderno do Alunos. Traduzido Por: Template Para Blog - Designed by Templateism

Back To Top