1º Colegial – Quimica Volume 3

GABARITO

Respostas às questões

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

As respostas são indicações do que pode ser esperado das reflexões dos alunos. De

maneira nenhuma são “gabaritos” para ser seguidos em eventuais correções de tarefas

ou discussões em sala de aula. Deve-se chamar a atenção para o fato de se procurar

utilizar de maneira adequada a linguagem que envolve termos científicos, o que,

certamente, não corresponde ao modo pelo qual os alunos se expressam. Muitas vezes,

eles expressam ideias pertinentes, porém sem a devida apropriação da terminologia

química.

1

GABARITO

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

A LINGUAGEM QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA
TABELA PERIÓDICA

Exercícios em sala de aula

Páginas 3 - 5

1. O aluno vai elaborar um texto próprio. As principais ideias que podem ser

apresentadas estão relacionadas a seguir:

toda matéria é formada por átomos, que são as menores partículas que a

constituem;

os átomos são indestrutíveis e indivisíveis, mesmo quando participam de

transformações químicas;

as transformações da matéria são recombinações de átomos;

átomos de elementos iguais apresentam massas iguais e átomos de elementos

diferentes apresentam massas diferentes.

2.

 representa a substância cloreto de hidrogênio;

HCL  representa uma partícula de cloreto de hidrogênio, formada por um átomo do
elemento hidrogênio e um átomo do elemento cloro.

 representa a substância hidróxido de sódio;

NaOH  representa uma partícula de hidróxido de sódio, formada por um átomo do elemento
 sódio, um átomo do elemento oxigênio e um átomo do elemento hidrogênio.

 representa a substância hidróxido de cálcio (conhecida como cal extinta - volume1);

Ca(OH) 2  representa uma partícula de hidróxido de cálcio, formada por um átomo do elemento
 cálcio, dois átomos do elemento oxigênio e dois átomos do elemento hidrogênio.

representa o elemento magnésio;

Mg representa a substância magnésio;
representa uma partícula de magnésio, formada por um átomo de magnésio.

2

GABARITO

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

representa o elemento zinco;

Zn representa a substância zinco;
representa uma partícula de zinco, formada por um átomo de zinco.

3. A resposta esperada é:

substâncias simples – Mg e Zn

substâncias compostas – HCl, NaOH e Ca(OH)2

4. A resposta esperada é:

H2O2 – dois átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio.

C2H5OH – dois átomos de carbono, seis átomos de hidrogênio e um átomo de

oxigênio.

CaCO3 – um átomo de cálcio, um átomo de carbono e três átomos de oxigênio.

Ca(HCO3)2 – um átomo de cálcio, dois átomos de hidrogênio, dois átomos de

carbono e seis átomos de oxigênio.

SO2 – um átomo de enxofre e dois átomos de oxigênio.

Páginas 5 - 6

a) PbSO4 – uma partícula de sulfato de chumbo II, formada por um átomo de

chumbo, um átomo de enxofre e quatro átomos de oxigênio;

b) H2SO4 – uma partícula de ácido sulfúrico, formada por dois átomos de

hidrogênio, um átomo de enxofre e quatro átomos de oxigênio;

c) NaNO3 – uma partícula de nitrato de sódio, formada por um átomo de sódio, um

átomo de nitrogênio e três átomos de oxigênio;

d) CaCl2 – uma partícula de cloreto de cálcio, formada por um átomo de cálcio e

dois átomos de cloro;

e) O3 – uma partícula de ozônio, formada por três átomos de oxigênio.

Exercício em sala de aula

Páginas 6 - 8

O professor pode deixar que os alunos façam associações dos elementos

livremente, desde que eles consigam justificar o motivo desses agrupamentos. A

3

GABARITO

intenção é que eles possam trabalhar criativamente e que tenham uma ideia de como

os cientistas poderiam classificar os elementos de acordo com suas propriedades e os

compostos formados.

a)

Temperatura de fusão da substância simples:

Os alunos podem separar as substâncias de várias maneiras, como indicar as

substâncias que se fundem abaixo de determinada temperatura e aquelas que se

fundem acima dela ou escolher faixas de temperaturas e separar as substâncias que se

fundem nessas faixas.

Temperatura de ebulição da substância simples:

O mesmo critério utilizado acima pode ser adotado pelos alunos para a temperatura

de ebulição.

b)

Substâncias simples (a 1 atm de pressão):

Os alunos podem separar as substâncias formadas por apenas um elemento daquelas

formadas por dois elementos.

Substâncias formadas com o elemento hidrogênio:

Por exemplo: Grupo I: NaH, LiH, KH, HF e HCl; Grupo 2: CaH2 e MgH2; Grupo 3:

CH4 e SiH4. Ou: Grupo 1: NaH, LiH e KH; Grupo 2: HF e HCl; Grupo 3: MgH2 e

CaH2; Grupo 4: CH4 e SiH4.

Os alunos podem separar as substâncias formadas por apenas um átomo de um dado

elemento e um, dois ou quatro átomos do elemento hidrogênio. Podem também

diferenciar as substâncias cujas fórmulas iniciam por determinado elemento daquelas

cujas fórmulas iniciam pelo elemento hidrogênio, ou seja, a ordem em que o

elemento é apresentado na fórmula pode ser um critério de separação.

Substâncias formadas com o elemento oxigênio:

Os alunos podem separar as substâncias formadas por apenas um átomo de um dado

elemento e um ou dois átomos do elemento oxigênio; podem separar as substâncias

formadas por dois átomos do elemento e um átomo do elemento oxigênio; e também

podem diferenciar as substâncias cujas fórmulas iniciam por determinados elemento

daquelas cujas fórmulas iniciam pelo elemento oxigênio, ou seja, a ordem em que o

elemento é apresentado na fórmula pode ser um critério de separação.

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

4

GABARITO

c) Espera-se que eles separem os elementos em quatro grupos (grupos dos metais

alcalinos, dos alcalinoterrosos, do carbono e dos halogênios), embora seja possível

que sintam mais dificuldade em classificar o cloro no grupo dos halogênios, por ele

apresentar a mesma fórmula com o oxigênio, do que os elementos do grupo dos

metais alcalinos. Os alunos não saberão o nome dos grupos, mas você pode

nomeá-los para que eles se acostumem com algumas denominações e também pode

pedir que os procurem na tabela periódica atual, que consta na última página do

Caderno, a fim de que se acostumem a consultá-la.

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

Páginas 9 - 10

Os alunos podem elaborar um texto ou uma apresentação sobre o que

pesquisaram. Os pontos principais dessa pesquisa podem ser:

• Em 1829, Johann W. Döbereiner propôs a organização dos elementos em conjunto

de três, chamados de tríades.

• Em 1862, Alexander B. de Chancourtois propôs a organização em espiral, chamada

de parafuso telúrico.

• Em 1864, John A. R. Newlands propôs a organização em grupos de oito elementos,

chamada de lei das oitavas.

• Em 1869, Dmitri I. Mendeleev propôs uma tabela que organiza os elementos de

acordo com a semelhança de propriedades de todos os elementos conhecidos de sua

época, agrupando-os conforme essa semelhança e seguindo a ordem crescente de

massa atômica. Mendeleev propôs algumas inversões nessa ordem por presumir que

o agrupamento deveria ser feito por semelhança de propriedades e também levou em

conta a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos pelos

cientistas até aquela época.

5

GABARITO

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

PROCESSOS DE OBTENÇÃO DO FERRO E DO COBRE:
INTERPRETAÇÃO DAS REAÇÕES QUÍMICAS

Páginas 11 - 13

Ao responder às questões, é importante que o aluno conheça os recursos utilizados na

produção do ferro e do cobre e perceba que o minério é um dos reagentes do processo

siderúrgico, que passa por transformações químicas para que o metal seja obtido.

1.

a) A queima do carvão libera energia térmica, que elevará a temperatura e

provocará a fusão do minério. Essa queima também produz monóxido de carbono

(CO), que vai reagir com o minério e formar o ferro.

b) O calcário (CaCO3) é utilizado para retirar as impurezas do minério, como a

sílica (SiO2), reagindo com ela e formando a escória (CaSiO3), a qual é utilizada

como matéria-prima para a fabricação de cimento.

c) A interação entre o minério de ferro, a energia térmica e o monóxido de carbono

produz gás carbônico e o ferro, que sai líquido do alto-forno e é chamado de ferro-

gusa.

d) O ferro-gusa é levado para a aciaria ainda em estado líquido, para ser

transformado em aço, mediante a retirada de impurezas e a adição de outras

substâncias.

2. Os alunos poderão apresentar vários aspectos. Podem mencionar as seguintes

semelhanças: ambos são extraídos de minérios, passam por transformações químicas

envolvendo aquecimento e interação com o gás oxigênio, e ocorre a retirada de

impurezas no processo. A diferença é que, na obtenção do cobre, o processo é mais

longo que na do ferro, havendo necessidade de refino para obtenção de cobre puro.

Pode-se dizer ainda que na produção de ferro utiliza-se carvão como reagente e fonte

de energia térmica, o que não ocorre na produção de cobre. Outra diferença é que o

cobre deve ser refinado por processo eletrolítico, o que não ocorre com o ferro.

6

GABARITO

Exercícios em sala de aula

Páginas 13 - 15

1.

a) Quando há excesso de gás oxigênio, ocorre a combustão completa do carvão

(C), formando CO2. A representação da transformação química é:

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

C(s) + O2(g) → CO2(g) + energia

b) Quando há falta de gás oxigênio, forma-se CO:

2 C(s) + O2(g) → 2 CO(g) + energia

2. Para Dalton, nas transformações químicas, os átomos são os mesmos antes e depois

da ocorrência da transformação e estão na mesma quantidade. Na combustão

completa do carvão, os átomos C e O aparecem tanto no produto quanto nos

reagentes e estão na mesma quantidade (1 átomo de carbono e 2 átomos de

oxigênio).

3. Na combustão incompleta, todos os átomos se reorganizam para formar novas

substâncias, sendo consumidas duas partículas de carbono (C) e uma partícula de gás

O2 para formar duas partículas de monóxido de carbono (CO).

2 C(s) + O2(g) → 2 CO(g) + energia

4.

a) Combustão completa:

C2H5OH(g) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(g) + energia

Combustão incompleta:

C2H5OH(g) + 2 O2(g) → 2 CO(g) + 3 H2O(g) + energia

b) As semelhanças entre as duas equações são a necessidade de gás oxigênio como

reagente e a formação de água e energia como produtos. A diferença está na

quantidade de gás oxigênio consumido na combustão de uma partícula de etanol (três

partículas de O2 na combustão completa e duas partículas na incompleta) e nos gases

monóxido e dióxido de carbono formados.

7

GABARITO

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

Páginas 15 - 16

1. Alternativa c. Os estudantes devem considerar que na combustão incompleta da

gasolina formam-se CO e H2O e que o poluente é o monóxido de carbono (CO). A

água formada é considerada não poluente.

2. Alternativa e. Não representa uma reação química, pois não houve conservação dos

átomos. O elemento cálcio (Ca) está presente nos reagentes e não aparece como

produto. Também é possível perceber que a quantidade de átomos do elemento

oxigênio (O) é diferente em reagentes e produto.

3. O erro do estudante foi a representação do gás N2 como um único átomo

(representado por uma bolinha). O correto seria a representação por duas bolinhas

amarelas unidas.

Exercícios em sala de aula

Páginas 16 - 17

1.

a) 3 CO(g) + Fe2O3(s) → 2 Fe(l) + 3 CO2(g)

b) SiO2(s) + CaCO3(s) → CaSiO3(s) + CO2(g)

2.

a) Há conservação de átomos nessa transformação, pois tanto nos reagentes quanto

nos produtos existem 4 Cu, 4 Fe, 8 S e 18 O.

b) Também ocorre a conservação dos átomos: 2 Cu, 1 S e 2 O.

Página 17

Essa pesquisa é uma oportunidade de trabalho interdisciplinar, na qual os estudantes

têm possibilidade de conhecer alguns metais e seu minério de origem, bem como a

localização das jazidas no Brasil. Em livros didáticos de Geografia ou na internet, os

alunos encontram mapas do Brasil com informações sobre a localização das jazidas

8

GABARITO

minerais, o nome dos minérios dos quais os metais são obtidos e a aplicação desses

metais na sociedade.

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

9

GABARITO

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

COMO PREVER AS QUANTIDADES IDEAIS DE REAGENTES E
PRODUTOS ENVOLVIDOS NUMA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA?

Exercícios em sala de aula

Páginas 19 - 21

1. O aluno deve perceber a relação proporcional. Assim, são necessárias duas partículas

de gás oxigênio (O2) para reagir completamente com duas partículas de sulfeto de

cobre I (Cu2S), pois dobrando-se a quantidade de um reagente a quantidade do outro

deve ser dobrada também.

2. Como cada partícula de sulfeto de cobre I, ao reagir com o oxigênio, forma duas

partículas de cobre, a partir de duas partículas de sulfeto de cobre I (Cu2S) podem ser

formadas quatro partículas de cobre (Cu).

3. É importante que o aluno perceba a relação proporcional de acordo com a equação

química:

1 partícula de Cu2S

1 partícula de O2

Assim, o aluno pode responder que devem ser utilizadas 342 partículas de cada

reagente (684/2) para serem formadas 684 partículas de Cu.

4. Cinco partículas de O2 reagem com cinco partículas de Cu2S, restando cinco

partículas de O2 sem reagir. Como a quantidade de Cu formada é o dobro da

quantidade de Cu2S que reage, então cinco partículas de Cu2S formam dez partículas

de Cu. A quantidade de SO2 que se forma é igual à quantidade de O2 ou de Cu2S que

reage. Assim, formam-se também cinco partículas de SO2.

5.

a) A equação química balanceada para a hidratação da cal viva é:

CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2(s). A interpretação dessa equação mostra que uma

partícula de óxido de cálcio (CaO, cal viva) reage com uma partícula de água (H2O),

formando uma partícula de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2, cal extinta).

b) A equação química balanceada para a queima de gás natural (metano) é:

produz

produz

2 partículas de Cu

2 partículas de Cu

10

GABARITO

CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(g). Essa equação significa que a partir de uma

partícula de metano (CH4, gás natural) e duas partículas de gás oxigênio (O2)

formam-se uma partícula de dióxido de carbono (CO2, gás carbônico) e duas

partículas de água (H2O).

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

Página 21

a) A quantidade de oxigênio consumida é o dobro da quantidade de metano; assim,

na combustão de quinze partículas de CH4 serão consumidas trinta partículas de O2.

b) De acordo com essa equação química, a quantidade de partículas de metano

consumidas equivale à metade da quantidade de partículas de água formadas; assim,

para formar 6 × 1022 partículas de água foram queimadas 3 × 1022 partículas de

metano, a metade da quantidade de água.

Exercícios em sala de aula

Páginas 21 - 22

1. Como cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de

oxigênio, a massa de cada partícula de água será: 2 × 1 + 16 = 18 u.

2.

Massa de uma partícula de O2: 2 × 16 = 32 u

Massa de uma partícula de H2: 2 × 1 = 2 u

3.

Massa de uma partícula de CaO: 40 + 16 = 56 u

Massa de uma partícula de Ca(OH)2: 40 + 2 × 16 + 2 × 1 = 74 u

Massa de uma partícula de CO2: 12 + 2 × 16 = 44 u

Massa de uma partícula de Cu2S: 2 × 63,5 + 32 = 159 u

Massa de uma partícula de Fe2O3: 2 × 56 + 3 × 16 = 160 u

Massa de uma partícula de CH4: 12 + 4 × 1 = 16 u

11

GABARITO

4.

Equação
química

Número de
partículas

Massa de
uma
partícula

Massas das
partículas
2 H2O: 2 × 18 u = 36 u
envolvidas
nessa reação

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

2 H2O(l)

2 partículas de água

1 H2O: 2 × 1 + 16 =

18 u

→ 2 H2(g)

2 partículas

de gás

hidrogênio

1 H2: 2 × 1 = 2 u

+ O2(g)

1 partícula de

gás oxigênio

1 O2: 2 × 16 =

32 u

2 H2: 2 × 2 u =

4u

1 O2: 1 × 32 u =

32 u

Exercícios em sala de aula

Páginas 23 - 24

1. Para calcular a massa de oxigênio é preciso estabelecer uma relação entre a massa

desse gás e a massa de água:

Massa de água
Massa de oxigênio

O mesmo pode ser feito com o gás hidrogênio:

36 u 100 g

32 u
X

X 

100 g  32 u
36 u

X  89 g

Massa de água
Massa de hidrogênio

36 u 100 g

4u
X

100 g  4 u
36 u

X

X  11 g

Assim, na decomposição de 100 g de água podem ser obtidos aproximadamente 11 g

do gás hidrogênio e 89 g do gás oxigênio.

2. Para obter a massa de ferro resultante da interação do óxido de ferro III com o

carvão e o oxigênio é preciso calcular a massa molecular das substâncias envolvidas

nessa transformação química:

Massa molecular (Fe2O3) = 2 × 56 + 3 × 16 = 160 u

12

GABARITO

Massa molecular (Fe) = 56 u

Considerando os coeficientes da equação química e as massas moleculares de Fe2O3

e Fe, podemos propor a seguinte proporção em massa:

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

2 Fe2O3(s) + 6 C(s) + 3 O2(g) → 4 Fe(l) + 6 CO2(g)

2 × 160 u

320 u

1 280 kg

4 × 56 u

224 u

X

A razão entre as massas de óxido de ferro e ferro pode então ser estabelecida:

Massa de óxido de ferro III
Massa de ferro

Assim, a partir de 1 280 kg de óxido de ferro é possível produzir 896 kg de ferro.

320 u 1 280 kg

X
224 u

1 280 kg  224 u
320 u

X 

X  896 kg

Páginas 24 - 25

a) 2 Mg(s) + O2(g) → 2 MgO(s)

b) Mg = 24 u

c) Para calcular a massa de MgO formado a partir da combustão de 96 g de Mg é

preciso conhecer a proporção entre a massa de Mg e a massa de MgO de acordo com

a equação química dessa transformação, o que pode ser feito da seguinte forma:

O2 = 2 × 16 = 32 u

MgO = 24 + 16 = 40 u

2 Mg

2 × 24 u = 48 u

96 g

Massa de MgO
Massa de Mg

+

O2

80 u
X

48 u 96 g

80 u  96 g
48 u

X 

2 MgO

2 × 40 u = 80 u

X

X  160 g

Assim, para a combustão de 96 g de Mg pode-se obter 160 g de MgO.

13

GABARITO

O aluno pode perceber a relação: 96 = 2 × 48 e, assim, calcular a massa de MgO por:

2 × 80 = 160 g.

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

Exercícios em sala de aula

Páginas 25 - 26

1. Nesta questão, os estudantes poderão dar exemplos de transformações químicas

discutidas na própria aula. É importante que seja estabelecida uma relação entre a

massa de reagentes e produtos e a quantidade de energia envolvida na reação. Pode

ser que alguns alunos retomem as combustões discutidas no volume anterior e

apresentem respostas como:

“A combustão de 1,0 kg de gás natural (metano) libera 3,8 × 104 kJ; então, se

queimarmos uma massa duas vezes maior de metano, a energia liberada será:

7,6 × 104 kJ”.

Pode ser também que eles apresentem equações químicas e representem uma

proporção entre as quantidades de reagentes, produtos e energia envolvida, tal como:

CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O + energia

1 000 g

500 g

2.

a) C2H5OH = 2 × 12 + 6 × 1 + 16 = 46 u

O2 = 2 × 16 = 32 u

CO2 = 12 + 2 × 16 = 44 u

H2O = 2 × 1 + 16 = 18 u

b) A proporção entre a massa de etanol e a massa de CO2 nessa reação química

pode ser obtida por:

C2H5OH

46 u

46 g

A formação de 88 g de CO2 ocorre quando se queimam 46 g de etanol.

c) A formação de 88 g de CO2 está relacionada à combustão de 46 g de etanol. Se a

combustão de 1 g de etanol libera 27 kJ, então a combustão de 46 g deve liberar:

46 × 27 = 1 242 kJ de energia.

3,8 × 104 kJ

1,9 × 104 kJ

+

3 O2

2 CO2

2 × 44 u = 88 u

88 g

+

3 H2O

14

GABARITO

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

METAIS E O SISTEMA PRODUTIVO

Páginas 27 - 28

1. O aluno pode iniciar pelo cálculo das massas moleculares das substâncias envolvidas

(Cu2S e Cu) ou pelo balanceamento da equação química:

Cu2S = 2 × 63,5 + 32 = 159 u

Cu = 63,5 u

Cu2S(s)

159 u

15,9 kg

Massa de Cu 2 S
Massa de Cu

+

O2(g) →

+

SO2(g)

159 u 15,9 kg

127 u
X

2 Cu(s)

127 u

X

15,9 kg  127 u
 12,7 kg de Cu
159 u

X 

Assim, a partir de 15,9 kg de Cu2S é possível obter 12,7 kg de Cu.

2. Para completar a tabela é preciso, inicialmente, calcular a massa molecular de CaO e

CO2.

CaO = 40,0 + 16,0 = 56,0 u

CO2 = 12,0 + 2 × 16,0 = 44,0 u

Como na decomposição de 1 g de CaCO3 são liberadas 2,9 kcal de energia, na

decomposição de 100 g de CaCO3 será liberada uma quantidade 100 vezes maior, ou

seja, 290 kcal de energia.

CaCO3(s)

100 u

100 g

1,00 g

+

energia

4,8 x 10 -22 kcal

290 kcal

2,90 kcal

CaO(s)

56 u

56,0 g

0,56 g

+

CO2(g)

44 u

44,0 g

0,44 g

15

GABARITO

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

Exercícios em sala de aula

Páginas 30 - 31

1. O aluno vai elaborar seu próprio texto. É importante que perceba que cada material

metálico presente na lâmpada elétrica desempenha uma função específica, devendo,

para isso, apresentar as propriedades adequadas. Por exemplo: para a construção da

rosca metálica, é necessário um metal que seja maleável, bom condutor elétrico e

que tenha temperatura de fusão moderada ou alta para que possa ser moldado no

formato adequado, cumprindo a função de fixar a lâmpada ao soquete ou bocal e

estabelecer o contato elétrico. No caso do filamento de tungstênio, as propriedades

mais relevantes são a condutividade elétrica baixa (para um metal) e a consequente

resistência à passagem de corrente elétrica, necessária para que o filamento se torne

incandescente e emita luz, e a temperatura de fusão elevada, o que o torna capaz de

resistir a mais de 3 000 ºC de temperatura sem fundir.

2. Não, porque eles não têm as propriedades adequadas para um bom filamento, ou

seja, condutibilidade elétrica moderada e elevada temperatura de fusão (acima de

3 000 ºC).

3. São apresentados a seguir exemplos de objetos metálicos e uma pequena análise das

relações entre suas propriedades e usos.

16

GABARITO

Exercícios em sala de aula

Páginas 32 - 33

1. Nessa questão não se espera que os estudantes apresentem informações detalhadas

sobre os aspectos citados do país escolhido. Espera-se, por outro lado, que eles

possam relacionar informações gerais sobre os países e a forma de exploração do

minério de ferro nesses lugares. Deve-se perceber que a disponibilidade do recurso

natural não é condição suficiente para que o país se torne um grande produtor de

ferro-gusa ou aço. É preciso haver desenvolvimento tecnológico e investimento

financeiro para isso.

2. As reservas de minério de ferro nem sempre estão vinculadas à sua extração. Alguns

países podem possuir grandes reservas sem, contudo, investir em sua exploração. Em

outros casos, é possível que o país retire muito minério de seu solo mesmo não

possuindo grandes reservas.

3. O fato de um país extrair muito minério de ferro nem sempre significa que ele é um

grande produtor de ferro-gusa ou aço, pois pode ser que o minério seja exportado e o

processo siderúrgico ocorra em outro país. Assim, países com poucas reservas de

minério ou que exploram pouco suas reservas podem ser grandes produtores de ferro

e aço.

4. O aluno vai elaborar seu próprio texto. Algumas ideias importantes que podem ser

trabalhadas: os níveis de desenvolvimento tecnológico e econômico de um país

influenciam sua capacidade de explorar os recursos naturais como, por exemplo, o

minério de ferro; para que um país possa extrair o minério de ferro disponível em seu

solo é necessário investimento em infraestrutura, mão de obra especializada,

tecnologia adequada e mercado consumidor, além de outros fatores; dessa maneira,

alguns países podem apresentar grandes reservas de minérios de ferro, mas não ser

grandes produtores de ferro-gusa ou aço. Por outro lado, existem países que possuem

pouca ou nenhuma reserva desse minério e são, contudo, grandes produtores de ferro

e aço.

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

17

GABARITO

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

Páginas 36 - 38

1.

O cálculo das massas moleculares das substâncias é apresentado a seguir:

Cu2S: 2 × 63,5 + 32 = 159 u

O2: 2 × 16 = 32 u

Cu: 63,5 u

SO2: 32 + 2 × 16 = 64 u

2.

Aplicações

A – trilhos de trem, lataria de automóveis, ferramentas

B – soldas, latas de alimentos

C – fios elétricos, panelas, tubulações de água quente

D – fios elétricos, latas de bebidas, esquadrias

Metais/ligas

(D) alumínio

(A) ferro/aço

(B) estanho

(C) cobre

3. Alternativa d. Os produtos da obtenção de cobre são cobre (Cu) e dióxido de enxofre

(SO2). Nesse caso, a emissão de SO2 na atmosfera pode aumentar a acidez da chuva

gerando o problema ambiental chamado chuva ácida.

Na produção de ferro, forma-se também dióxido de carbono (CO2), principal

responsável pelo agravamento do efeito estufa.

4. Alternativa a. Toda matéria é formada por substâncias, e essas são compostas de

elementos químicos.

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GABARITO

5. Alternativa a. A figura mostra dois tipos de conjuntos de átomos (partículas). Um

deles é formado por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O,

partículas da substância água). O segundo tipo de partículas é formado por dois

átomos de carbono, dois de oxigênio e quatro de hidrogênio (CH3CO2H, partícula da

substância ácido acético ou etanoico, presente no vinagre. Obs.: os alunos não sabem

dessa última informação, mas devem compreender que existem duas substâncias

diferentes representadas na figura). Assim, tem-se uma mistura de duas substâncias

(de fórmulas H2O e CH3CO2H), que são formadas por três elementos químicos (H, O

e C).

6.

a) Apenas a 2a e a 4a etapas envolvem transformações químicas, pois nelas são

geradas novas substâncias. Na 1a e na 3a etapas, os processos de separação dessas

misturas por meio das propriedades físicas, magnetismo e temperatura de ebulição,

não resultam em novas substâncias.

b) 2a etapa: TiO2(s) + C(s) + 2 Cl2(g) → TiCl4(l) + CO2(g)

4a etapa: TiCl4(l) + 2 Mg(l) → Ti(s) + 2 MgCl2(l)

7. Alternativa b. Pode-se primeiramente fazer o balanceamento da equação química,

como mostrado a seguir:

2 Al2O3 + 3 C → 4 Al + 3 CO2

A partir dessa equação, pode-se estabelecer a seguinte proporção:

Caderno do Aluno

Química – 1a série – Volume 3

2 partículas de Al 2 O3
3 partículas de C

Ou pode-se fazer a seguinte relação: se três partículas de C interagem com duas

partículas de Al2O3, então 6 (2 × 3) partículas vão interagir com quatro partículas de

Al2O3 (2 × 2).

X
6 partículas de C

X  4 partículas de Al 2 O3

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