1º Colegial – Ingles Volume 3

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

SITUATED LEARNING 1

ENTERTAINMENT – HOROSCOPES

Páginas 4 - 7

1.

a) Trata-se de horóscopos, geralmente encontrados em revistas ou jornais. No caso

dos jornais, não é comum encontrarmos descrições do perfil dos signos, mas as

previsões são, no geral, encontradas no caderno de entretenimento.

b) Os leitores em potencial desses textos são pessoas que acreditam em previsões

ou, ao menos, têm curiosidade sobre o tema.

2.

a) B / D

b) A / C

c) B / D

d) A / C

e) B / D

f)

A/C

3. WILL have; WILL be / ‘LL be; WILL need; WON’T achieve; WON’T represent;

WON’T come; WILL give; WON’T help.

To make predictions for the future in the affirmative form we use WILL + the verb.

To make predictions for the future in the negative form we use WON’T + the verb.

4. Respostas pessoais. Os alunos devem criar suas próprias previsões, e a utilização das

expressões no quadro é opcional.

5. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na

Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição.

Páginas 7 - 9

1.

a) will be

b) won’t go

1

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

c) will pass

d) will help

e) won’t talk

2.

a) is

b) was

c) is

d) will be

e) was

was

f)

g) will be

3. As respostas variam de acordo com as pessoas entrevistadas.

4.

a) intuitive

b) determined

c) shy

d) competitive

e) egocentric

2

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

SITUATED LEARNING 2

ENTERTAINMENT – CROSSWORD PUZZLES

Páginas 10 - 12

1. A sequência é (d), (c), (b) e (a).

2. Puzzles are tipically found in the entertainment section of a newspaper and they are

usually crossword puzzles. Puzzles have graphic marks, such as grids and numbered

columns and lines. They also have lists of clues (in crosswords, organized into

ACROSS / DOWN – horizontal / vertical) to help solve them.

As demais perguntas dão margem a respostas pessoais. Procure incentivar os alunos

a não responder somente se gostam ou não de cruzadinhas e enigmas, mas também a

falar de situações em que – fora ou dentro da escola – fizeram esse tipo de atividade.

É bem provável que os alunos manifestem posições e experiências, tais como: “Só

gente desocupada faz isso!”, “Minha avó compra revistas de palavras cruzadas

porque ela acha que ajuda a memória”, “Eu não gosto porque prefiro saber direto o

que é, e não ficar pensando em possíveis respostas”, “Quando eu faço, sempre olho

as respostas”, ou ainda “A gente fazia muita cruzadinha quando estava na 1a e na 2a

série”. Incorpore o que for dito pelos alunos às discussões, procurando evidenciar

uma característica central nas cruzadinhas e charadas: a proposição de uma situação-

problema cuja resolução depende da mobilização de conhecimentos prévios e de

pensamento lógico.

3.

translation definition antonym synonym

NIGHT ≠ day

x

NIGHT = the part of each period of
twenty-four hours when it is dark
outside

x

NIGHT = evening

NIGHT = “noite”

x

x

3

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

DESTROY = “destruir”

x

DESTROY = demolish, dismantle

DESTROY ≠ build, construct

DESTROY = cause so much damage
to something that it is completely
ruined or does not exist anymore

x

x

x

4. A sequência correta é: (b), (d), (a) e (c).

5. DOWN: (1) inclined, (2) regret, (3) easy, (4) advice.

ACROSS: (5) achieve, (6) success, (7) intuitive, (8) reserved, (9) pressure, (10)

however.

6. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na

Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição.

Páginas 13 - 14

1.

a) Broadway

b) Billy the kid

c) Mayflower

d) Shakespeare

e) Spielberg

2.

Synonym(s)

Antonym(s)

d)

f)

e)

g)

c)

b)

a)

c)

a)

f)

g)

b)

e)

d)

4

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

3. Respostas pessoais.

4. A sequência é (c), (i), (g), (j), (h), (b), (a), (e), (d) e (f).

Os ditados não são traduzidos literalmente. O que ocorre é que, às vezes, há maior

semelhança nos ditados nas duas línguas, como em “All cats are grey in the dark.”,

ou “De noite todos os gatos são pardos.” Outras vezes, a ideia é a mesma, porém os

contextos são diferentes, como em “The early bird catches the worm”, ou “Deus

ajuda quem cedo madruga”.

5

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

SITUATED LEARNING 3

ENTERTAINMENT – LEISURE AND CULTURE

Páginas 15 - 17

1.

a) Entertainment – what to do / where to go / cultural guide.

b) As respostas são pessoais, mas os alunos devem perceber que se trata do sumário

do Guia da Folha, do jornal Folha de S.Paulo, com principal circulação em uma

cidade onde há variadas opções de lazer. Aqui você pode aproveitar a situação para

discutir com a turma como são divulgados eventos em cidades menores e em cidades

turísticas (em alguns lugares, há faixas ou pôsteres/cartazes na cidade; em outros, há

a distribuição de folhetos em estabelecimentos comerciais; em polos turísticos, há

guias que incluem as opções de lazer e os principais locais que merecem visitação).

Você também pode abrir a discussão para possíveis explicações sobre as diferenças

existentes entre a oferta de lazer e a efetiva participação dos moradores, já que não é

raro encontrar pessoas que, por exemplo, jamais visitaram determinado museu ou

parque existente em sua cidade.

c) Respostas pessoais. Cuide apenas para que os alunos percebam que nos guias

pode haver opções de lazer para diferentes faixas etárias e que vários eventos

costumam ser gratuitos.

2.

a) The names of events or places (os nomes dos eventos e lugares).

b) The last one is a restaurant, so it is always available. All the others are events

that occur in specific periods (they all end someday): a theater play, a dance

performance, a music concert and a movie. (O último é um restaurante, então está

sempre disponível. Todos os outros ocorrem até um momento específico: peça de

teatro, apresentação de dança, show de música e filme.)

3.

a) Brian Swift é o nome do autor da peça (a play by Brian Swift) intitulada Around

the Bend.

b) Thai Scent é um restaurante de comida experimental (experimental cuisine) para

quem gosta de correr riscos (risk takers).

6

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

c) The Geobody é uma companhia de dança moderna (modern dance).

d) E&F é uma banda de rap (rap lovers can’t miss it! – quem adora rap não pode

perder!).

e) O filme The Killing Effect passa apenas em sessões depois da meia-noite (after

midnight sessions).

4. Respostas pessoais. É importante lembrar que essas produções serão retomadas na

Situação de Aprendizagem 4 para revisão e edição.

Páginas 17 - 19

1.

a) (2), (3), (1) e (4).

b) (2), (1), (4) e (3).

c) (4), (1), (3) e (2).

2.

b) Eu recomendo assistir à peça de teatro Around the Bend. Sally quer ser atriz e o

crítico afirma que normalmente vale a pena assistir a uma peça de Brian Swift.

c) Eu recomendo ir ao restaurante Thai Scent. Ted gosta de experimentar novas

receitas e, segundo o crítico, o Thai Scent é um restaurante para quem gosta de se

arriscar.

d) Eu recomendo uma das três opções: a peça de teatro, o espetáculo de dança ou o

restaurante. Os outros dois não são recomendáveis por causa do horário (o filme só

tem sessões após a meia-noite) e por conta do número de pessoas (o show

provavelmente deve ser lotado).

e) Eu recomendo assistir ao filme The Killing Effect, pois Ian é um fã de cinema e

gosta de qualquer tipo de filme.

Eu recomendo o espetáculo de dança The Geobody, pois Kate adora tudo que se

f)

relaciona com movimento e com o corpo.

3.

a) call

b) hang

c) go

7

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

d) play

e) read

ride

f)

g) watch

h) see/ watch

i)

listen

j)

stay

4. Respostas pessoais. É importante observar o uso do tempo verbal simple present para

falar da rotina.

8

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

SITUATED LEARNING 4

SCHOOL PAPER – ENTERTAINMENT SECTION

Página 20

Os alunos trabalharão em grupos para coletar, revisar e organizar os textos

elaborados nas Situações de Aprendizagem anteriores, a fim de produzir o caderno de

entretenimento de um jornal de escola ou de classe. Para circular entre os estudantes,

esse caderno de entretenimento pode ser digitado e distribuído, se houver facilidade

para fazer fotocópias; ou as diferentes seções podem ser agrupadas em uma pasta com

plásticos para facilitar o manuseio e a circulação; ou pode-se montar um jornal-mural,

usando-se, para tanto, uma folha grande de papel kraft. Para realizar essa produção, é

importante observar as seguintes orientações:

ler com cuidado as etapas sugeridas no Caderno;

retomar o material estudado e produzido até este momento;

organizar o trabalho dos diferentes grupos, já que produzirão distintas seções

do caderno;

ter atenção para a organização dos diferentes gêneros: horóscopo, palavras

cruzadas e dicas de entretenimento e lazer;

desenvolver os processos de escrita do rascunho, de reescrita com base na

correção (dos colegas e/ou do professor) e de edição da versão final.

Páginas 23 - 24

1. Respostas pessoais para as questões (a), (b) e (c).

2. Na primeira parte, as respostas são:

a) campo associativo

b) campo lexical

c) campo semântico

9

GABARITO

Caderno do Aluno

Inglês – 1a série – Volume 3

Na segunda parte, as respostas são pessoais, mas é importante notar que tanto a

semelhança quanto a diferença ocorrem em função de os alunos partilharem ou não

experiências e vivências.

3.

a) campo lexical

b) campo semântico

c) campo associativo

4. Respostas pessoais.

Página 26

Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na palavra “choices”, que

aparece no texto da Situação de Aprendizagem 1.

Situação de Aprendizagem 1

- escolhas

choices

Definition or translation

Difficult choices
“Love is my
choice”

Association, example or
picture 

 Sentence

from the text

You will have to make tricky choices.

10